“Todas as escolas públicas terão acesso à internet até 2026”, afirma Camilo Santana.

 “Todas as escolas públicas terão acesso à internet até 2026”, afirma Camilo Santana.

Brasília (DF), 22/09/2023 – ministro da Educação, Camilo Santana, durante a abertura do seminário comemorativo dos 4 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Digiqole ad

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), participou da live ‘Conversa com o Presidente’ nesta terça-feira, 26, e destacou a criação da ‘Estratégia Nacional de Escolas Conectadas’, que vai coordenar políticas para universalizar a conectividade nas escolas públicas da educação básica. O ministro confirmou que, até 2026, todas as escolas da rede pública de ensino devem receber internet para fins pedagógicos e administrativos. A Estratégia será lançada na tarde desta terça-feira e contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), em Brasília.

“Vamos garantir e universalizar a internet de banda larga, com fins pedagógicos e administrativos, para todas as escolas públicas do País, até 2026. É uma forma de instigar e manter o aluno na escola”, destaca o ministro.

Segundo Camilo, um comitê constituído por representantes do Ministério da Educação e do Ministério das Comunicações levantou que, das 138,3 mil instituições de educação pública, cerca de 4 mil não têm energia para funcionamento e 40 mil não têm conectividade com internet de banda larga. A Estratégia para alcançar 100% da conectividade será lançada às 15h30 em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes.

O projeto também garantirá a formação digital para professores, alunos e servidores escolares, além da inclusão da disciplina ‘Cidadania Digital’ na grade curricular das instituições de ensino. As escolas podem medir a velocidade da conectividade através da plataforma online ‘Medidor da sua escola’, no site do MEC. A ferramenta mensura a qualidade do programa nas instituições de ensino. O ministro também sinalizou uma aproximação com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para gerar a produção de conteúdo voltados à conscientização e questões ambientais. Além disso, o Governo fornecerá internet para redes de saúde básica nas localidades das escolas, a partir da avaliação do comitê responsável. A Anatel e Telebras farão o processo operacional da ação.

Opinião.ce