Romeu Aldigueri é o novo nome indicado por Elmano para presidir a Alece.

 Romeu Aldigueri é o novo nome indicado por Elmano para presidir a Alece.
Digiqole ad

Menos de 24 horas após a renúncia de Fernando Santana (PT) à candidatura para liderança da chapa da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o grupo governista apresentou um novo nome para a presidência da Casa na próxima gestão: Romeu Aldigueri. Atual líder do Governo na Alece, o deputado estadual, filiado ao PDT, integra o grupo de pedetistas alinhados a Cid Gomes (PSB), que, no racha interno da sigla em 2022, manteve a aliança com o PT no estado.

A indicação de Aldigueri foi oficializada pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante uma reunião do partido realizada na manhã deste sábado (23). Segundo o deputado De Assis Diniz (PT), a escolha ocorreu após a desistência de Fernando Santana, anteriormente indicado à posição. A reunião não abordou outras posições na Mesa Diretora da Alece nem a sucessão de Aldigueri na liderança do governo na Casa, temas que serão discutidos em novo encontro marcado para segunda-feira (25).

A indicação de Santana havia gerado insatisfação entre aliados do governo. Nomes próximos a Cid Gomes, como a deputada Lia Gomes (PSB), confirmaram o descontentamento do senador. Apesar de rumores sobre um possível rompimento, Cid negou a possibilidade em reunião do PSB no início da semana. Na sexta-feira (22), durante participação no ExpoFavela, Elmano e o ministro Camilo Santana afirmaram estar dialogando com Cid e garantiram que “tudo seria resolvido”.

O nome de Aldigueri já figurava entre os favoritos para suceder Evandro Leitão (PT) na presidência da Alece, antes mesmo das eleições municipais. Após o pleito, outros nomes começaram a ser especulados para o cargo, como os pedetistas Osmar Baquit e Salmito Filho, além de Zezinho Albuquerque (Progressistas).

Romeu Aldigueri é um dos deputados do PDT que devem deixar o partido. Com decisão judicial favorável, parlamentares estaduais e federais que se sentiram perseguidos após o racha de 2022 estão autorizados a se desfiliar. O PSB, liderado por Cid Gomes e Eudoro Santana, já planeja um evento de filiação para acolher parte desses pedetistas.

Procurado pela reportagem, o deputado não atendeu às tentativas de contato.

Com informações de OpiniãoCe