Prefeito de Pitengi, Edson Veriato (PT), morre aos 38 anos.

 Prefeito de Pitengi, Edson Veriato (PT), morre aos 38 anos.
Digiqole ad

O prefeito de Potengi, no Cariri cearense, Edson Veriato da Silva, de 38 anos, morreu neste sábado (13), vítima de câncer de estômago. O Diretório Estadual do PT lamentou a morte precoce do gestor pelas redes sociais.

“Lamentamos profundamente a partida precoce do nosso companheiro aguerrido e prefeito do município de Potengi, Edson Veriato. Edson deixa seu legado de resistência, amor pelas pessoas e pela vida. Aos familiares, amigos e conterrâneos, nossos sinceros votos de pesar”, diz a postagem do PT no Ceará.

Em 2020, ele foi o primeiro gestor municipal cearense a ser eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), com 59% dos votos válidos. Um ano após assumir o mandato, em janeiro de 2022, Edson Veriato filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Por meio das redes sociais, a direção estadual da legenda também lamentou a morte do gestor.

“É com profundo pesar que o Psol Ceará comunica o falecimento de Edson Veriato, prefeito de Potengi. Edson foi um militante aguerrido do Psol por muitos anos e o primeiro eleito pelo partido no Ceará. Sua garra, determinação e coragem sempre serão lembradas. Edson, presente”, postou a legenda.

Logo que foi informado sobre a morte de Edson Veriato, o governador Elmano de Freitas (PT) também postou nota de pesar.

“Lamento profundamente a morte do migo e prefeito de Potengi, Edson Veriato, do nosso Partido dos Trabalhadores. Ele deixa um legado de grandes realizações no município do Cariri. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e à população de Potengi”, disse o Governador.

Edson Veriato foi trabalhador rural, radialista, entretanto ganhou notoriedade em Potengi quando se tornou líder comunitário, o que levou o Psol a escolhê-lo como candidato a prefeito nas eleições de 2020. O gestor era também estudante de Direito. Apesar da doença, ele fez de tudo para não deixar a gestão de Potengi. Nos últimos meses, Edson Veriato fazia aparições usando máscara descartável e era possível perceber que o gestor estava muito magro.

“Enfrento uma batalha pessoal contra o câncer de estômago. Essa doença trouxe novas dificuldades, mas também reafirmou meu compromisso com a vida e com aqueles que amo. Cada dia é uma nova oportunidade de lutar, não apenas por mim, mas por minha família e por Potengi”, disse Edson Veriato quando completou 38 anos, em maio.

Edson era casado com Claudiana Veriato e tinha duas filhas: Sophia e Maria Elis.

Com informações de Opinião.Ce