Negro e ex-aluno de escola pública, brasileiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai, morto em acidente: ‘Estudou até a 4ª série’

 Negro e ex-aluno de escola pública, brasileiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai, morto em acidente: ‘Estudou até a 4ª série’
Digiqole ad

Ele ficaria orgulhoso de mim’, diz Arthur Abrantes, de 25 anos. Em vídeo, jovem dá dicas de como ser aprovado em uma faculdade dos Estados Unidos.

“A escola onde eu estudava colocava 45 alunos em uma sala de aula sem ar-condicionado, com mesa quebrada. Muitos colegas não sabiam ler.” É assim que Arthur Abrantes, hoje com 25 anos, descreve o colégio estadual em que fez o ensino fundamental II, em Paracatu, município com menos de 100 mil habitantes em Minas Gerais. “Não passava pela minha cabeça que um dia eu faria faculdade”, conta.

Dez anos depois, em 2022, o jovem postou nas redes sociais fotos recebendo o diploma em ciências da computação da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, considerada uma das 10 melhores do mundo.

Na legenda, escreveu: “Eu dedico esta conquista ao meu pai, que não teve as mesmas oportunidades que eu, mas que abriu o caminho para mim. Obrigada, pai! Sinto sua falta.”

Wariston Abrantes faleceu em 2018, em um acidente de carro, quando Arthur estava no segundo ano da graduação.

“Ele era mecânico, começou a trabalhar muito cedo e só fez até a quarta série. Acho que ele teria ficado muito orgulhoso de mim.”

Fonte g1