Ministros assinam acordo para instalação de unidade do ITA no Ceará.


Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio Monteiro, assinaram na tarde desta sexta-feira (4) o acordo de cooperação para elaborar estudos técnicos para a criação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
O objetivo do acordo é fornecer dados necessários para viabilizar o projeto, que pode culminar na criação de um campus avançado do ITA ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao instituto no Ceará.
O projeto de uma unidade do ITA em Fortaleza foi anunciado no dia 20 de julho. Se concretizado, será a primeira unidade do instituto fora do estado de São Paulo. A capital cearense é a cidade que mais aprova no vestibular do ITA no Brasil.
A cerimônia de assinatura do documento, realizada na sede do Ministério da Educação em Brasília, foi acompanhada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na cerimônia também estiverem presentes a senadora cearense Augusta Brito e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
Com a assinatura do acordo, os ministérios da Educação e da Defesa agora vão apontar representantes para realizar os estudos de viabilidade da iniciativa. A ideia é que a nova unidade de ensino do ITA funcione na Base Aérea, no Bairro Aerolândia, que possui amplo espaço.
“É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. […] É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro”, afirmou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou a assinatura do acordo, que descreveu como “mais um passo” para a instalação de uma unidade do ITA no Ceará.
“O nosso estado já apresenta resultados muito positivos no vestibular do ITA que, atualmente, é considerado o mais concorrido do Brasil, sendo uma referência no ensino de engenharia no País. […]A instalação do campus ampliará a capacidade de desenvolvimento tecnológico e educação de alto nível na nossa região”, escreveu o chefe do Executivo cearense.
G1 Ceará