Memorando de entendimento para desenvolver Projeto Santa Quitéria no Ceará é publicado.
Foi publicado no Diário Oficial do Ceará (DOE) dessa quinta-feira (28) o memorando de entendimento celebrado entre o Governo do Ceará e o Consórcio Santa Quitéria para o desenvolvimento do Projeto Santa Quitéria.
O memorando tem por objetivo regular a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo da implementação do Projeto Santa Quitéria, que fornecerá insumos majoritariamente destinados às áreas de agricultura e pecuária do Nordeste e Norte.
O projeto de exploração da usina de urânio e fosfato foi remodelado, ainda em 2020, e deve receber US$ 400 milhões em investimentos até o início da operação, gerando 2,5 mil empregos diretos e indiretos.
Na etapa de construção serão 1,5 mil empregos. A massa salarial que será gerada pelo empreendimento atingirá cerca de R$ 25 milhões/ano, o que fomentará a economia da região.
Em 2022, o governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o Projeto Santa Quitéria foi incluído no plano, com a expectativa de produção anual de cerca de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico (usado na nutrição animal).
Descoberta ainda na década de 1970, a mina de Itataia é considerada a maior jazida de urânio fóssil do Brasil, localizada no município de Santa Quitéria, no Sertão Central do estado.
As secretarias do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Meio Ambiente, da Fazenda, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos assinaram o memorando.
O Otimista