Festa de São Francisco em Canindé terá 11 dias de programação com missas, procissões e bênção dos animais.

Foto: Divulgação

O Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, divulgou a programação oficial da tradicional Festa de São Francisco, que acontece entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro de 2025. Com o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, a edição deste ano faz referência aos 800 anos do Cântico das Criaturas e deve reunir milhares de romeiros em momentos de fé, esperança e devoção.
A abertura da festa está marcada para 24 de setembro, às 4h da manhã, com o hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística presidida pelo reitor, Frei Gilmar Nascimento, OFM, concelebrada por outros sacerdotes. Durante os 11 dias de programação, serão realizadas dezenas de missas em diferentes locais, como a Quadra da Gruta, Praça dos Romeiros, Mosteiro das Clarissas, Igreja das Dores e Igreja de Cristo Rei.
O ponto alto dos festejos será no Dia de São Francisco, 4 de outubro. Pela manhã, às 9h, será celebrada a Missa Solene presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza. Às 17h, a imagem de São Francisquinho percorrerá as ruas da cidade em procissão, seguida pela bênção final, a despedida e o anúncio da festa de 2026.
Entre os destaques, a programação inclui ainda a Benção dos Animais, no dia 26 de setembro, às 8h, no pátio do Zoológico. Pela primeira vez, será realizada a Novena Simplificada, entre 25 de setembro e 3 de outubro, sempre às 15h, na Basílica. “Esta novena simplificada é um gesto de acolhida para os romeiros que, por algum motivo, não poderão participar da grande novena na Praça dos Romeiros. Queremos que todos se sintam integrados na espiritualidade franciscana”, explica Frei Gilmar.
Além disso, a festa contará com procissões diárias com o painel de São Francisco, Via-Sacra, missas dedicadas a grupos específicos, como vaqueiros, ciclistas e sanfoneiros, além de momentos de confissão na Casa dos Milagres.
Em sua mensagem, o reitor destacou o espírito central da celebração. “São Francisco é modelo de santidade e cuidado com a criação. Sua vida e seus ensinamentos nos inspiram a refletir sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Nesta festa, queremos dizer sim à vida, cuidando dos nossos irmãos e irmãs e de toda a natureza. Desejo a todos uma festa repleta de acolhimento e cuidado”, comentou.
Fonte: GC Mais