Em junho, quatro grupos de trabalhadores recebem o dinheiro do abono salarial; Veja quem tem direito.

 Em junho, quatro grupos de trabalhadores recebem o dinheiro do abono salarial; Veja quem tem direito.
Digiqole ad

Neste mês de junho, quatro grupos de trabalhadores vão receber o abono salarial do PIS/Pasep de 2023. O benefício do PIS — que varia de R$ 110 a R$ 1.320, de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base — será pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores nascidos em setembro e outubro. Já o Banco do Brasil (BB) vai liberar o pagamento aos servidores e funcionários de empresas públicas que têm inscrições no Pasep terminadas em 6 e 7. Os depósitos serão feitos no dia 15.

O dinheiro é referente ao ano-calendário de 2021. Até pouco tempo, a liberação do abono considerava quem tinha trabalhado com registro formal no ano-base imediatamente anterior.

Além disso, o calendário de pagamento tinha início no segundo semestre de um ano e terminava no primeiro semestre do outro. Por exemplo, o abono pago em 2019/2020 levou em conta quem tinha trabalhado em 2018.

Na pandemia, isso mudou. O governo Bolsonaro precisava reter recursos para bancar o auxílio emergencial e alterou o cronograma para ganhar tempo.

Agora, o pagamento é para quem trabalhou dois anos antes. Por isso, o calendário de 2023 considera quem teve registro formal em 2021. E o calendário também ficou mais curto. O dinheiro deverá ser retirado até 28 de dezembro.

Ceará Agora