Elmano quer reduzir em 11% número de mortes violentas no Ceará em 2025.

 Elmano quer reduzir em 11% número de mortes violentas no Ceará em 2025.

Foto: Hellynara Fernandes

Digiqole ad

O governador Elmano de Freitas (PT) apresentou nesta quinta-feira (20) as metas da Segurança Pública para este ano de 2025. Segundo o plano Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), o objetivo é diminuir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) – que correspondem a homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – em 11%. Além disso, a meta é reduzir os Crimes Violentos contra Patrimônio (CVPs) – todos os tipos de roubo, exceto – em 15%. Serão realizadas reuniões bimestrais, coordenadas pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, para mostrar os resultados parciais. O investimento anual para a pasta será de R$ 160 milhões.

Em 2024, houve um crescimento em 10,1% dos CVLIs ao ano. Enquanto em 2023 foram 2.970 homicídios, latrocínios e lesões corporais, no ano passado, foram registrados 3.272 CVLIs. Para que a meta de 2025 seja alcançada, é preciso que o Estado não registre mais de 2.913 crimes do tipo durante todo o ano. A quantia seria a menor desde 2019, quando foram registradas 2.257 mortes violentas intencionais.

Já em relação aos CVPs, 2024 mostrou uma redução de 16,3%. Em 2023, foram 42.607. Já no ano passado, foram 35.657. Para chegar à meta de redução de 15%, seria necessário o registro de até 30.309 roubos, com exceção de latrocínios. A quantia deverá ser a menor desde que a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) começou a coletar e apresentar os dados, em 2015.

Como também divulgou o Governo, existirá um programa de benefícios para os profissionais da Segurança Pública caso o Estado consiga alcançar as metas. A cada ciclo quadrimestral, caso as metas sejam cumpridas na íntegra, os trabalhadores serão contemplados com gratificações financeiras de até R$ 2 mil conforme a unidade, lotação e natureza da atividade, ou com ascensão funcional, com ganho de 30 pontos para policiais e bombeiros militares, e de 30 dias de redução de interstício para policiais civis, peritos e auxiliares de perícia.

Também estão previstas as reduções de 10% no tempo de atendimento das ocorrências do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) e aumento de 8,5% na emissão de laudos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – mais de 8.500 laudos.

No acompanhamento dos resultados, além das reuniões bimestrais comandadas por Roberto Sá, também estão previstos dois tipos de encontros mensais. O primeiro diz respeito ao nível operacional, em que os delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e comandantes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) das Áreas Integradas de Segurança Pública (AIS) vão divulgar o resultado da meta dos indicadores das determinadas AIS, para a elaboração e cumprimento do Plano de Ação Integrado. O outro tipo de reunião diz respeito ao nível tático, em que os diretores dos departamentos e comandantes dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM) vão discutir o resultado da meta dos indicadores da região para o ajuste do Plano de Ação Integrado.

Fonte: Opinião.Ce