Elmano anuncia selo e premiação para fortalecer ações antirracistas na rede estadual de ensino.


O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quarta (20) que encaminhou à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um Projeto de Lei que institui como política pública o Selo e o Prêmio Escola Antirracista na rede estadual de ensino. A Mensagem aguarda aprovação na Casa Legislativa.
Segundo o governador, o objetivo é ampliar o combate ao racismo e apoiar a promoção da igualdade racial valorizando boas práticas de gestão e fortalecendo a aprendizagem dos estudantes.
“O objetivo é incentivar ações de combate ao preconceito no ambiente escolar e fortalecer a formação cidadã e humana dos nossos jovens. É um reconhecimento às unidades que adotam modelos de gestão e aprendizado focados no respeito ao próximo, independentemente de cor ou raça. Viva Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade!”.
O governador afirma que a medida é necessária para garantir que a sociedade brasileira supere o racismo por meio da educação. “Consideramos muito importante para gerar discussões, iniciativas, ações nas nossas escolas que tenham esse compromisso de superação do racismo e pela promoção da igualdade racial em nossa sociedade”.
O Prêmio Escola Antirracista será destinado às escolas estaduais entre as certificadas com o Selo Escola Antirracista que melhor desempenho apresentem nas ações de enfrentamento ao racismo.
Com informações de O Estado