Elmano anuncia programa que “facilita acesso” de pequenos criadores a estoques agrícolas.

 Elmano anuncia programa que “facilita acesso” de pequenos criadores a estoques agrícolas.
Digiqole ad

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta sexta-feira (3), a criação do programa “Venda em Balcão”, com o objetivo de facilitar o acesso de pequenos criadores rurais a estoques agrícolas a serem instalados em cinco unidades administradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Ceará. Em suas redes sociais, o chefe do Executivo cearense afirmou que a ação fortalece a política de distribuição de alimentos no Estado.

Ainda conforme o petista, na ocasião do encontro entre o Governo e a Conab, foi acordado sobre o leilão de frete que visa viabilizar o transporte de 2,5 mil toneladas de milho – equivalente a 41 mil sacas – para garantir o reabastecimento das unidades. “O objetivo é democratizar o acesso e comercialização de produtos para os agricultores familiares”, completou Elmano.

O deputado federal José Airton (PT), que também esteve presente na reunião, se pronunciou sobre a iniciativa, enfatizando a relevância do programa para fortalecer a agricultura familiar no Estado. “Essa medida representa um avanço significativo para os pequenos produtores rurais, garantindo acesso aos estoques agrícolas e facilitando sua comercialização”, afirmou o parlamentar. Além disso, o superintendente regional da Conab no Ceará, Daniel Barboza, reforçou o compromisso da instituição em colaborar com o Governo estadual para promover o desenvolvimento do setor agrícola.

O programa “Venda em Balcão” contemplará unidades da Conab em diversas regiões do Ceará, incluindo Russas, Juazeiro do Norte e Iguatu, com quantidades específicas de estoques agrícolas disponíveis para comercialização. Em andamento, destacam-se as seguintes quantidades:

  • UA Russas: 800 toneladas
  • UA Juazeiro do Norte: 800 toneladas
  • UA Iguatu: 700 toneladas

Além disso,foram solicitadas as seguintes quantidades para reabastecimento das unidades:

  • UA Senador Pompeu: 150 toneladas
  • UA Sobral: 150 toneladas
  • UA Crateús: 150 toneladas
  • UA Juazeiro do Norte: 1000 toneladas
  • UA Maracanaú: 1050 toneladas

VISITA TÉCNICA DA CONAB À CEASA DE TIANGUÁ

Em outra ação de parceria entre o Governo do Ceará e a Conab, nesta quinta-feira (2), foi realizada uma visita técnica à sede da Central de Abastecimento S/A do (Ceasa) de Tianguá. Na ocasião, o presidente da Ceasa-CE, Tin Gomes (PDT), participou ao lado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz (PT), da ocasião em que diretores da Conab Nacional avaliaram a situação do terreno com o intuito de levar proposta para que possam ser realizadas reformas e investimentos no local.

Representando a Conab, participaram Thiago dos Santos, Rosa Sandes e Elton Mariani. O prefeito de Tianguá, Alex Nunes (PSB), vereadores do município e o gerente da Ceasa em Tianguá, Antônio Lima, também estiveram presentes.

“Na ocasião, dialogamos sobre melhorias para a sede da Ceasa, que atende toda a região da Serra da Ibiapaba, e tratamos da doação da área da Conab para o Governo do Ceará”, escreveu o secretário Moisés Braz, em suas redes sociais.

Com informções de Opinião.ce