Concurso da Adagri terá 120 vagas para combater febre aftosa no Ceará.

 Concurso da Adagri terá 120 vagas para combater febre aftosa no Ceará.
Digiqole ad

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira, 19, durante o evento de investimentos para o desenvolvimento agrário do Ceará, o concurso para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).

Ao todo, serão 120 vagas, sendo que 20 são para agrônomos, 50 para veterinários e 50 para técnicos, com o investimento de R$ 1,4 milhão anunciado pelo gestor estadual para o setor rural.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, a expectativa é de que o edital seja publicado em maio.

A Adagri é responsável por fiscalizar as atividades agropecuárias no Estado, inclusive de polícia sanitária e fitossanitária, bem como analisar riscos que possam afetar o agronegócio.

“A gente não tem febre aftosa, mas se entra um gado no Ceará com outra doença, pode passar para o rebanho. Então, precisamos ter uma Adagri forte para que nenhum animal com doença entre no Estado do Ceará”, afirmou Elmano.

Isso porque o Ceará é um dos estados nordestinos considerados livres de aftosa com vacinação. Em fevereiro deste ano, a segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 bateu recorde em bovinos e búfalos, bem como no número de propriedades com animais vacinados.

No total foram imunizados 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%. Vale ressaltar que o maior índice de vacinação do rebanho tinha sido em 2015 e o de propriedades tinha sido em 2023, com 93,79%.

“Assim, daqui a algum tempo, o cearense não vai precisar mais gastar dinheiro com vacina, pois seremos uma área livre de doenças”, destacou o governador.

O Povo