CNH poderá ter subcategoria para carros automáticos a partir de 2025.

 CNH poderá ter subcategoria para carros automáticos a partir de 2025.
Digiqole ad

Uma série de mudanças significativas para os novos condutores que buscarem emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode estar a caminho. A proposta, prevista no Projeto de Lei 7746/2017, está em tramitação e, caso aprovada, deverá transformar a formação de condutores no Brasil, com um novo formato para a CNH a partir de 2025.

Entre as principais alterações, destaca-se a divisão da categoria B, que passará a diferenciar motoristas de veículos automáticos e manuais. Essa nova organização busca, segundo o texto do projeto, adaptar a legislação à evolução do mercado automobilístico, que registrou um crescimento significativo na oferta de veículos automáticos.

De acordo com os autores do projeto, as mudanças são justificadas pela necessidade de “aumentar a segurança” nas vias e garantir que os motoristas sejam devidamente treinados e avaliados de acordo com o tipo de veículo que pretendem conduzir. Dessa forma, motoristas que forem habilitados para veículos automáticos não terão a formação específica para conduzir carros com câmbio manual e vice-versa.

Carteira de motorista poderá ter subcategoria para carros automáticos a partir de 2025.

Segundo o projeto, as alterações propostas não devem impactar motoristas já habilitados na categoria B. As CNHs atuais permanecerão válidas para ambos os tipos de veículos, automáticos ou manuais, sem necessidade de adaptações ou revalidações adicionais.

A proposta ainda está em análise, e, se aprovada, as mudanças podem entrar em vigor em 2025.

Com informações de GC Mais