Cid Gomes diz que abre vaga para Ciro caso irmão queira concorrer ao Senado em 2026.

 Cid Gomes diz que abre vaga para Ciro caso irmão queira concorrer ao Senado em 2026.
Digiqole ad

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (7), o senador cearense Cid Gomes (PDT) afirmou que abre vaga para o irmão mais velho, Ciro Gomes (PDT), caso ele queira concorrer ao Senado nas eleições de 2026. Cid foi eleito em 2018 e está no quinto ano de mandato, restando ainda 3 anos até o próximo pleito.

“Da minha parte, o lugar sempre estará disponível para ele. Se ele quiser o Senado em 2026, terá meu apoio. Claro (que não tentaria a reeleição), não faz sentido ter dois irmãos candidatos”, declarou Cid.

Após reunião do Consórcio Nordeste na última sexta-feira (5), em Fortaleza, Cid Gomes também teceu elogios públicos a Ciro. Na ocasião, Cid disse que o irmão será uma liderança do campo progressista a ser observada enquanto tiver disposição para seguir na vida pública.

“Você não enche a mão com cinco nomes de pessoas que sejam lideranças políticas e sejam verdadeiramente comprometidas com o futuro diferente do País, que o Ciro não possa estar”, comentou Cid.

Relação entre Cid e Ciro Gomes

Os dois irmãos se desentenderam nas eleições de 2022 ao governo do Ceará. Enquanto o pedetista Cid não declarou apoio público a Roberto Cláudio, candidato da legenda ao Palácio da Abolição, Ciro comandou o movimento para lançar o ex-prefeito de Fortaleza postulante a governador.

A estratégia de Ciro Gomes, no entanto, provocou o racha entre PT e PDT no estado, já que a ala petista defendia a indicação de Izolda Cela para a disputa ao governo. Com a escolha por Roberto Cláudio, o PT lançou Elmano de Freitas, que viria a ser eleito em primeiro turno.

O então presidenciável declarou, no dia da eleição, que o desentendimento com Cid iria sangrar até o último dos seus dias.

GC Mais