Cerca de 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no Brasil em 2023, diz estudo.

 Cerca de 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no Brasil em 2023, diz estudo.
Digiqole ad

O número de pessoas em situação grave de fome no Brasil passou de 33 milhões no primeiro trimestre de 2022 para 20 milhões no quarto trimestre de 2023, ou seja, 13 milhões de brasileiros saíram dessa situação em um período de quase 2 anos. O estudo foi do Instituto Fome Zero, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022 e 2023 (Pnad Contínua), juntamente com dados da pesquisa Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que são usados para desenvolver modelos matemáticos, e divulgados nesta terça-feira (12).

Segundo a pesquisa, o Brasil passou por uma grave crise na questão da insegurança alimentar, com cerca de 65 milhões de pessoas com restrições nutricionais, no ano de 2022. “A estimativa aqui analisada é preliminar e deve ser interpretada como uma análise de cenário de como está a situação geral da insegurança alimentar e nutricional no Brasil e de seus indicadores macroeconômicos”, destaca o estudo.

“O comportamento dos indicadores descreve um cenário de estabilidade dos indicadores determinantes de insegurança alimentar e nutricional e, portanto, o início de uma possível retração da prevalência de insegurança alimentar”, explica o documento.

A pesquisa mostra ainda que, em 2022, o Brasil enfrentava uma grave crise de insegurança alimentar, com 65 milhões de pessoas com restrições nutricionais. “Em 2023, com mudanças políticas e medidas econômicas, incluindo a restauração do Novo Bolsa Família e a expansão do BPC [Benefício de Prestação Continuada], houve uma melhoria”. “Apesar dos avanços, o trabalho para garantir a segurança alimentar de todos os brasileiros continua. A colaboração entre pesquisadores, formuladores de políticas e a sociedade civil será essencial para enfrentar os desafios persistentes e criar um futuro mais justo e seguro para todos”, defende o Instituto Fome Zero.

CEARÁ

Conforme pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) divulgada em 2023, o Ceará figurou como quarto estado brasileiro com mais pessoas em situação de fome – com 2,4 milhões de cearenses, à época. De acordo com o balanço, quase 82% das famílias cearenses enfrentavam algum forma de insegurança alimentar. Os dados desta pesquisa foram colhidos a partir de entrevistas em 12.745 residências de todas as unidades, tanto nas áreas urbanas quanto rurais, entre abril de 2021 e abril de 2022. Com uma tentativa de melhorar a situação, o Governo do Ceará começou um programa chamado “Ceará Sem Fome”, com atendimentos em todos os municípios cearenses oferecendo três refeições diárias.

O programa permanente de combate à fome reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil.

Opinião.ce