Centro de distribuição do Mercado Livre em Fortaleza será inaugurado em 2025, segundo a empresa.

 Centro de distribuição do Mercado Livre em Fortaleza será inaugurado em 2025, segundo a empresa.
Digiqole ad

O Mercado Livre anunciou ao O POVO que o centro de distribuição (CD) em Fortaleza, anteriormente anunciado, será inaugurado em 2025, colocando Ceará no mapa das grandes operações logísticas no Brasil. 

Além disso, a gigante do e-commerce projeta um crescimento de mais de 100% no total de centros de CDs fulfillment “centro de distribuição que armazena as mercadorias de um e-commerce. Ele fica responsável pelo processo de armazenamento, separação, embalagem e entrega dos produtos” (que cuida de todas as etapas) em todo o País, além de investimentos para pequenas e médias empresas. 

Segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior da companhia, essa iniciativa busca consolidar a presença no Nordeste e agilizar os prazos de entrega para os consumidores da região.

Além disso, de acordo com ele, a medida reduzirá os custos de frete tanto para os compradores quanto para os vendedores, podendo gerar uma economia de até 50%.

“Se for chegar a Fortaleza vindo de Pernambuco, você não consegue entregar no mesmo dia. Com o centro de distribuição em Fortaleza, entra a modalidade de entrega no mesmo dia. E o percentual de entrega no dia seguinte sobe muito também. Então, a construção do centro de distribuição melhora muito os prazos de entrega no Ceará e em toda a região mais ao Norte”, afirma.

A capital cearense desempenha um papel crucial nos negócios do Mercado Livre, é o que destaca Luiz Vergueiro, diretor sênior de logística da empresa.

“Hoje, já temos operação logística em Fortaleza, operação de last mile (última milha) e operação de cross dock, e agora somamos a essa operação também o fulfillment, que é o processo onde armazenamos os produtos dos vendedores na plataforma. Faz total sentido para a gente expandir a nossa ligação com os vendedores da região”, salienta Vergueiro.

O last mile refere-se à última etapa do processo de entrega, onde os produtos são transportados do centro de distribuição até o consumidor final, buscando eficiência e rapidez.

Já o cross docking é uma técnica que minimiza o tempo de armazenamento, permitindo que os produtos recebidos sejam rapidamente transferidos para outro veículo, agilizando a entrega.

Com a implementação do centro de fulfillment, a companhia pretende integrar suas operações, armazenando os produtos dos vendedores diretamente em Fortaleza.

Essa mudança permitirá uma resposta mais ágil às demandas dos consumidores.

A nova instalação no Ceará faz parte de um plano mais amplo que prevê, em 2025, um total de 21 centros de distribuição em diversas regiões do Brasil. 

Com informações de O Povo