Ceará tem menor taxa de feminicídios do País pelo segundo ano consecutivo.

 Ceará tem menor taxa de feminicídios do País pelo segundo ano consecutivo.
Digiqole ad

Com uma taxa de 0,9 feminicídios a cada 100 mil mulheres, o Ceará teve a menor taxa do País pelo segundo ano consecutivo em 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18), na edição de 2024 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ainda conforme o levantamento, o Estado também foi o que mais reduziu os casos de assédio sexual, alcançando a menor taxa do país, de 0,4 casos a cada 100 mil habitantes.

O Ceará foi também a única Unidade da Federação (UF) que registrou redução nas ocorrências de importunação sexual, em 10,3%, de 2022 (439 casos) a 2023 (394 ocorrências). A taxa, em 2023, foi de 4,5 casos a cada 100 mil habitantes, a menor do Brasil. Com isso, os números em relação aos casos de feminicídio, assédio sexual e importunação sexual colocaram o Estado abaixo da média nacional. No ano, o País obteve taxas médias de 1,4 casos de feminicídio; 4,0 casos de assédio sexual; e 13,7 casos de importunação para cada 100 mil pessoas.

Segundo o Governo do Estado, o resultado foi possível devido a medidas adotadas em conjunto pela Secretaria das Mulheres (SEM) e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A vice-governadora e secretária estadual das Mulheres no Ceará, Jade Romero (MDB), comentou sobre o resultado, mas afirmou que a meta é alcançar o feminicídio zero no Estado.

“Continuaremos a ampliar e fortalecer a rede de proteção às cearenses, comprometidos pelo fim da violência contra as mulheres, uma missão que é do Governo e de toda a sociedade”, ressaltou.

Com informações de Opinião.Ce