Ceará tem menor taxa de feminicídios do País pelo segundo ano consecutivo.
Com uma taxa de 0,9 feminicídios a cada 100 mil mulheres, o Ceará teve a menor taxa do País pelo segundo ano consecutivo em 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18), na edição de 2024 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ainda conforme o levantamento, o Estado também foi o que mais reduziu os casos de assédio sexual, alcançando a menor taxa do país, de 0,4 casos a cada 100 mil habitantes.
O Ceará foi também a única Unidade da Federação (UF) que registrou redução nas ocorrências de importunação sexual, em 10,3%, de 2022 (439 casos) a 2023 (394 ocorrências). A taxa, em 2023, foi de 4,5 casos a cada 100 mil habitantes, a menor do Brasil. Com isso, os números em relação aos casos de feminicídio, assédio sexual e importunação sexual colocaram o Estado abaixo da média nacional. No ano, o País obteve taxas médias de 1,4 casos de feminicídio; 4,0 casos de assédio sexual; e 13,7 casos de importunação para cada 100 mil pessoas.
Segundo o Governo do Estado, o resultado foi possível devido a medidas adotadas em conjunto pela Secretaria das Mulheres (SEM) e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A vice-governadora e secretária estadual das Mulheres no Ceará, Jade Romero (MDB), comentou sobre o resultado, mas afirmou que a meta é alcançar o feminicídio zero no Estado.
“Continuaremos a ampliar e fortalecer a rede de proteção às cearenses, comprometidos pelo fim da violência contra as mulheres, uma missão que é do Governo e de toda a sociedade”, ressaltou.
Com informações de Opinião.Ce