Ceará tem aumento de Síndrome Respiratória em todas faixas etárias.

 Ceará tem aumento de Síndrome Respiratória em todas faixas etárias.
Digiqole ad

Boletim InfoGrip, elaborado pela Fiocruz, demonstra crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Ceará. A tendência é identificada a longo prazo e em todas as faixas etárias. 

Os dados se referem à Semana Epidemiológica (SE) 9, período de 26 de fevereiro a 4 de março. A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 6 de março.

No Ceará, assim como no Rio de Janeiro e em São Paulo, há crescimento de Covid-19 na população adulta. Segundo o boletim, sobre o crescimento expressivo dos casos de Srag entre crianças e adolescentes “ainda não é possível identificar causa específica a partir dos dados laboratoriais inseridos no sistema de notificação até o momento”. 

O Boletim aponta crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas). Fortaleza está entre as 20 capitais que apresentam crescimento na tendência de longo prazo até a semana 9.

“O cenário de aumento recente de casos de Srag associados à Covid-19 reforça a importância de adesão à campanha de vacinação, iniciada no dia 27 de fevereiro, para que não gere impacto significativo em termos de casos graves”, alerta o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe. 

O Povo