Ceará oferta bolsas a estudantes e professores para incentivar estudo da Matemática.
Para driblar a defasagem no aprendizado da Matemática no Ensino Médio, o Governo do Ceará lançou nesta quarta-feira, 8, uma estratégia de incentivo a professores e alunos. O projeto Mais Aprendizagem Matemática contará com bolsas de monitoria para 500 estudantes e bolsa para 30 docentes que coordenarão clubes de estudo da matéria.
O programa de bolsas de monitoria Elas na Matemática será voltado apenas para alunas, com o intuito de promover equidade de gênero na área de exatas. Serão repassados R$ 200 mensais, de agosto a dezembro, para as estudantes que mais se destacam de 267 escolas. Quem já recebe o auxílio Pé-de-meia, do Governo Federal, continua sendo apta a participar.
As instituições ou turmas escolhidas serão preferencialmente aquelas que não funcionam em tempo integral, já que as selecionadas devem auxiliar os outros estudantes que apresentam mais dificuldade de assimilar o conteúdo no contraturno das aulas.
A aluna do 3ª do ensino médio da escola Luiza Távora Promorar, Maria Vitória Holanda de Sousa, 17, já pretende se inscrever para participar da bolsa. “Sempre fui boa em matemática, com a ajuda da escola e dos professores. O programa é um empurrãozinho a mais para os alunos se interessarem porque, querendo ou não, é a matéria que as notas estão lá embaixo”, afirma.
Mais Aprendizagem Matemática: Ceará promove criação de clubes de estudoá os 30 Clubes de Matemática formados por docentes serão divididos entre as regionais de educação do Estado, com um professor coordenador em cada um deles. Este coordenador receberá R$ 1.330 mensalmente para tocar as atividades do clube.
O objetivo do grupo é encorajar a troca de experiências de sala de aula entre os docentes e atualização constante de conhecimentos.
Os editais de seleção de alunas e professores ainda serão lançados para que os benefícios entrem em vigor no segundo semestre.
Com informações de O Povo