Agente político é afastado suspeito de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos em Ubajara.

 Agente político é afastado suspeito de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos em Ubajara.

Foto: Reprodução

Digiqole ad

Na manhã desta quarta-feira (14), o Ministério Público do Ceará, em conjunto com a Polícia Civil deflagram, a 3ª fase da Operação “Castelo de Cartas”, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Ubajara. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência e no gabinete de um agente político suspeito de integrar o esquema criminoso. O agente foi afastado das funções públicas por 90 dias, podendo responder por crime contra a Administração Pública.

Durante a operação, foram apreendidos um aparelho celular, um computador e uma agenda com anotações que irão subsidiar as investigações.

De acordo com o Ministério Público, o agente político era um dos beneficiários do esquema criminoso que seria comandado por um servidor municipal de Ubajara. Ele se apropriava de peças de veículos e combustíveis comprados pela Prefeitura para a manutenção da frota do município.

A organização criminosa ainda seria composta por outras quatro pessoas, entre empresários e “laranjas”, além de uma empresa de autopeças e um posto de combustíveis. Os cinco investigados foram alvos da 1ª fase da operação, deflagrada em 26 de dezembro de 2024, e o servidor municipal, na 2ª fase, que ocorreu quatro dias depois.

Nome da operação

A operação recebeu o nome de “Castelo de Cartas”, dada a fragilidade que a estrutura tem quando se retira uma carta, já que as demais podem cair facilmente.

Informações – Ministério Público do Ceará/Ceará Agora