Gás de cozinha ficará mais barato a partir deste sábado, 1º.

 Gás de cozinha ficará mais barato a partir deste sábado, 1º.

Foto: Flávio Tavares/O Tempo

Digiqole ad

O gás de cozinha (GLP) ficará mais barato a partir deste sábado, 1º de fevereiro, em razão da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o GLP, de acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

De acordo com a alteração do Confaz publicada em outubro, haverá redução de R$ 0,02 por quilo do GLP. A mudança no ICMS trará impacto sobre os preços do diesel e da gasolina, que ficam mais caros a partir deste sábado.

O novo regime de tributação considerou, segundo o Confaz, os preços médios mensais dos combustíveis divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de fevereiro a setembro de 2024, e comparou com o mesmo período de 2023.

“Como o valor do GLP caiu em 2024 em relação a 2023, a tributação acompanha a trajetória de queda. Da mesma forma, como os revendedores de combustíveis praticaram em 2024, refletindo seu sistema de custos, preços maiores que em 2023, a tributação é diretamente proporcional aos preços do mercado, acompanhando os valores médios nacionais pagos pelo consumidor final”, explicou o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF.

A redução no preço do gás de cozinha passa a valer para todo o Brasil, com exceção da Bahia, onde haverá aumento. De acordo com a Acelen, que administra a Refinaria Mataripe, antiga Landulpho Alves, na Bahia, o reajuste que pode aumentar o preço do botijão em até R$ 8 segue critérios de mercado.

Fonte: Repórter Ceará