Com novos funcionários, Enel Ceará quer diminuir em até 20% o tempo de atendimento.
A Enel Distribuição Ceará quer diminuir o tempo de atendimento, principalmente em situações de emergência, em até 20%. A meta, conforme explicado pelo presidente da companhia no Estado, José Nunes Almeida, será atingida com a contratação de novos funcionários.
Até 2026, por exemplo, 1.800 novos profissionais reforçarão as equipes de campo. A primeira turma foi apresentada nesta quinta-feira, 11, e estão sendo formados trabalhadores para o suporte de emergência, manutenção e combate às perdas.
Só neste ano, já foram contratados cerca de 30 novos funcionários, sendo que, até o fim de 2024, a empresa chegará a 530 novos colaboradores.
A grande maioria vai trabalhar em Fortaleza, porém, também foram contemplados os municípios de Itapipoca e Sobral. Além disso, serão incorporados 120 novos veículos para agilizar o apoio aos clientes.
De acordo com presidente da Enel no Ceará, a internalização de eletricistas é muito importante para atender à demanda no momento mais crítico, ou seja, quando há falta de energia e o cliente liga para o restabelecimento dessa energia.
“Sempre trabalhamos com empresas parceiras e continuaremos trabalhando com elas, pois têm sido importantes em nosso processo em outras áreas. No entanto, na área de atendimento emergencial, entendemos que estrategicamente é importante trabalharmos com profissionais próprios, qualificados e com experiência acumulada, para um atendimento cada vez mais ágil.”
Além disso, também comentou um problema recorrente na empresa: os roubos dos cabos de energia. No ano, por exemplo, a perda total dos fios chega a 240 km.
“Não é apenas o condutor em si, mas, muitas vezes, para roubar o condutor, são danificados vários postes e estruturas, causando danos aos equipamentos. Isso demanda uma mão de obra intensa. Gosto de registrar que a Secretaria de Segurança tem mantido uma boa proximidade e parceria no sentido de combater esse problema.”
Sobre a renovação do contrato da distribuidora com o Governo Federal, em 2028, José Nunes Almeida explicou que, no momento atual, há condições razoáveis para essa renovação.
“Envolve um processo de médio prazo com vários aspectos a serem considerados tanto por nós quanto pelos outros grupos do Brasil. Em princípio, estamos em um momento de melhoria, visando elevar a qualidade do serviço e a satisfação de nosso corpo técnico.”
Com informações de O Povo