Sala da OAB em Santa Quitéria levará o nome de Dr. Marcos Monte (in memórian).
A Órdem dos advogados do Brasil – Subsecção Sobral, realizará uma solenidade de inauguração da Sala do Dr. Marcos Roberto Rodrigues Monte e Silva, da OAB, no Fórum de de Santa Quitéria. A classe advocatícia se reunirá, às 14 horas desta sexta-feira (01) para homenagear Dr. Marcos, como era conhecido aqui em Santa Quitéria.
HISTÓRICO DA VIDA DE DR. MARCOS MONTE (in memorian – *18/09/1939 + 23/08/2020) MARCOS
“ROBERTO RODRIGUES MONTE E SILVA era Advogado sob o nº da OAB/CE 1.302 e conhecido como “Dr.Marcos Monte”. Era natural de Sobral/CE e residia à Rua Nunes Valente, nº 3074, no Bairro Dionísio Torres em Fortaleza/CE.
Estudou no Colégio Sobralense e no Colégio São José; cursou Direito, onde se formou na Universidade Federal do Ceará. Foi congressista, palestrante e administrou vários cursos e seminários, tais como: Curso Doutoramento (1º Fase) – UFC – 1965; Palestra sobre Direitos e Obrigações Trabalhistas, realizada na CAGECE; Palestra sobre Contratos Bancários, ministrada no BANFORT – Banco Fortaleza S/A; Congresso Internacional de Direito do Trabalho, (Tribunal Regional do Trabalho – TRT Sétima Região); Congresso Ibero-Americano de Direito do Trabalho (Fortaleza – Ceará); Curso sobre Licitações e Contratos Administrativos, em Washington, nos Estados Unidos da América – USA, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, em 1967; e Debatedor de Temas Trabalhistas em evento da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Ceará, na qualidade de Presidente da Mesa.
Seguiu carreira profissional como: Procurador Judicial do extinto DAER – Departamento de Estradas de Rodagem,
posteriormente DERT, e hoje, DER; foi Chefe de Gabinete do Superintendente, do antigo SAAGEC – Serviço Autônomo de
Água e Esgoto do Ceará, atualmente CAGECE; estagiou na Procuradoria Jurídica da SUDEC – Superintendência de
Desenvolvimento Econômico do Ceará; prestou serviços jurídicos à Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL; foi Membro da Comissão de Estudos para a Organização Administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Ceará – SAAGEC; foi Membro Suplente da Comissão de Exame de Concurso para Ingresso na Magistratura 2 Trabalhista, em concurso patrocinado pelo TRT / Sétima Região, quando da Administração do Presidente / OAB/CE, Professor Sílvio Braz Peixoto; foi Presidente e Assistente Jurídico de várias comissões de licitações, patrocinadas pela CAGECE e Estado do Ceará; foi o Primeiro Procurador Judicial da SAAGEC e da CAGECE, à nível de Diretor, em várias Administrações e de diversos Governos; foi Consultor para assuntos Trabalhistas, do BANFORT – Banco Fortaleza S/A; foi Advogado Supervisor para assuntos Trabalhistas de BANFORT – Banco Fortaleza S/A; foi Advogado de Empresas, há mais de cinquenta anos, ininterruptamente. Quanto às Associações e Entidades, foi idealizador, fundador e
primeiro Presidente da ATRACE – Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará; em cinco Administrações foi
Conselheiro da OAB/CE; foi Presidente da Comissão de Defesa e Assistência aos Advogados, da Ordem dos Advogados do
Brasil, Secção Ceará (Administração Prof. Cândido Albuquerque).
Recebeu várias homenagens, dentre as quais: Oficial do Conselho da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região; recebeu homenagem da Loja PORTAL DA FRATERNIDADE
CANINDEENSE, nº 77, por reconhecimento de relevantes serviços prestados (Grande Loja do Ceará); foi reconhecido
como ADVOGADO PADRÃO e recebeu da OAB/CE a comenda “Medalha Advogado Padrão”, comenda outorgada ao Advogado inscrito há mais de 30 anos na OAB/CE, por não haver sofrido punição disciplinar, por gozar de inatacável crédito junto a Comunidade e por ter prestado à OAB/CE inúmeros serviços de maior valia; recebeu Título de Cidadão Quiteriense pela Câmara de Vereadores do Município de Santa Quitéria/CE (através do Vereador Cícero Muniz e aprovado pelos demais).
Seu papel social e jurídico até hoje é muito reconhecido: atuou como Advogado no Brasil inteiro, sendo considerado por muitos amigos e colegas Advogados como um dos melhores do 3 Brasil; jurista como era, Juízes e Desembargadores sempre citavam suas declarações jurídicas em atas de audiências e jurisprudências para solução de demandas judiciais. Como cidadão era conhecido como um homem do povo, sempre estava ali para ajudar com um conselho ou
financeiramente, além de vários serviços jurídicos e sociais gratuitamente, inclusive doando seus honorários
sucumbênciais, não só às famílias carentes cearenses, mas também, as de Santa Quitéria e toda Região Norte do Estado do Ceará.
Sempre esteve no desenvolvimento da Capital cearense – Fortaleza – e do Município de Santa Quitéria/CE, orientando os Poderes Legislativo e Executivo, há mais de 50 anos. Reivindicou, no início dos anos 80, juntamente com o Deputado Chico Figueiredo, ao Governo Federal, Estadual e DNOCS, a construção do Açude Edson Queiroz, conhecido popularmente como SERROTE, inclusive tendo doado suas terras e pedras; hoje o Açude é maior atração turística do Município de Santa Quitéria/CE, abastecendo-o com mais de 250 milhões e 500.000 mil metros cúbicos d’água, e que serviu para construção da Adutora e Mina de Itataia.
Nos fins dos anos 80 e início dos 90, reivindicou a Escola e Posto de Saúde para a região Serrote, no Município de Santa Quitéria/CE, cuja Escola levou o nome da sua genitora, a Sra. Marina Fontenele Rodrigues Monte e Silva, e o posto de Saúde, o do seu genitor, o Sr. Francisco Gutemberg do Monte e Silva, hoje tendo a Escola se transferido para a Vila São Cosme, com o nome de seu parente: o Senador Paula Pessoa. Como Procurador da CAGECE, reivindicou a ligação da água na Vila São Cosme, em Santa Quitéria/CE. 4 Reivindicou vários serviços sociais às famílias pobres das regiões do Distrito do Logradouro, Vila São Cosme e São
Damião em Santa Quitéria/CE. Quando em suas viagens profissionais, sempre levou o nome do Ceará aos Estados Brasileiros e ao Exterior.
“Ceiça”, sua eterna companheira, incentivadora em todos os aspectos, que o acompanhou até o seu falecimento, nos
deixando próximo até mesmo da ida do Dr. Marcos Monte, oito dias depois. Formou três filhos, todos Advogados militantes, Marcos Júlio Sobral Monte e Silva, Ricardo Sobral Monte e Silva e Eduardo Sobral Monte e Silva (Dudu), este inclusive, foi Vice-Prefeito de Santa Quitéria, que ao final do mandato assumiu a Prefeitura por ordem judicial, moralizando-a; e seguindo os mesmos propósitos do pai, sempre levam o nome de Santa Quitéria e do Ceará, como um Município e Estado de riquezas e de um povo trabalhador. Deixou, ainda, cinco netos, Pedro Ricardo de Paula Monte e Silva, Marília Carvalho Rodrigues do Monte e Silva, Milena Carvalho Rodrigues do Monte e Silva, Maria Júlia Camelo Monte e Silva e Marina de Paula Monte e Silva, esta formada em Comércio e Exterior, bem como uma bisneta Maria Clara Girio do Monte e Silva.
Assim, escreve-se a trajetória desse grande sobralense em nosso Estado do Ceará e no Brasil – DR. MARCOS MONTE.”
Por seu filho Eduardo Sobral Monte e Silva (Dudu).