Projeto Santa Quitéria é destaque no 5º Encontro Estadual de Mineração nesta quinta-feira.


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe o 5º Encontro Estadual de Mineração e o 1º Seminário de Minerais Estratégicos do Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Entre esta quinta (11) e sexta-feira (12), a programação vai discutir inovação, sustentabilidade e o papel estratégico da mineração no desenvolvimento regional.
A programação reúne especialistas, empresários, gestores públicos e pesquisadores cearenses. Na abertura, amanhã, o Projeto Santa Quitéria (PSQ) será um dos destaques.
O Projeto prevê a exploração de uma jazida de fosfato e urânio no interior do Ceará, e representado por Christiano Brandão, presente na mesa-redonda “Infraestrutura, tecnologia e inovação na cadeia produtiva de minerais estratégicos no Ceará”.
A exploração dos minérios é alvo de debate e crítica por ativistas e pesquisadores, principalmente pelos riscos de contaminação por radiação de bacias hidrográficas da região e impacto direto a moradores da região, em caso de acidente. A região abriga, inclusive, comunidades indígenas e quilombolas. Há também denúncias de ausência de diálogo com a população.
A mesa-redonda contará também com Ricardo Eudes Ribeiro Parahyba (Agência Nacional de Mineração), Francisco Valdir Silveira (Serviço Geológico do Brasil), Domingos Filho (Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará), Tássia de Melo Arraes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), com mediação da professora doutora Tiany Guedes Costa (UFC).
A abertura é conduzida pelo presidente da FIEC e do Sindiminerais, Ricardo Cavalcante, e contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT).
PROGRAMAÇÃO
Durante dois dias, o encontro abordará temas como o impacto econômico da mineração, as potencialidades dos minerais estratégicos no Ceará e os avanços tecnológicos que estão transformando o setor.
Estarão em pauta também assuntos como processamento de minerais portadores de nióbio, depósitos de terras raras, aproveitamento de águas subterrâneas, além de políticas públicas para a mineração.
Para Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (Simagram), o encontro busca “alinhar estratégias que unam inovação, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades. Sem mineração não há civilização. Sem mineração não há vida”, destacou.
PROJETO SANTA QUITÉRIA
Situado no sertão do Ceará, o Projeto Santa Quitéria reúne a maior jazida conhecida de fosfato e urânio do Brasil. A iniciativa prevê a extração e o beneficiamento dos recursos minerais da região.
A expectativa da exploração é trabalhar com tecnologia nacional e altos padrões de segurança e sustentabilidade, visando geração de emprego, renda e desenvolvimento regional, além de reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados.
Fonte: Opinião.Ce