Operação Carnaval 2023: mais de 6,8 mil profissionais da segurança atuam nas estradas e locais de festa no Ceará.
A Secretaria da Segurança Pública divulgou detalhes da Operação Carnaval 2023 no Ceará. Ao todo, 5.428 policiais militares, 313 policiais civis, 660 bombeiros militares, 140 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará e 302 servidores da secretaria farão parte da operação, totalizando 6.839 homens e mulheres.
A operação começa às 18h de sexta-feira (17) e se estende até 6h de quarta-feira de cinzas (22), contemplando o reforço na segurança em 124 municípios do estado além das estradas e dos pólos de Carnaval.
Já o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas, com foco no trabalho de guarda-vidas em praias, lagoas e açudes e no serviço de busca e salvamento.
Ao todo, 660 militares da corporação vão atuar durante cada um dos dias da folia.
Todas as Delegacias Regionais da Polícia Civil do Ceará vão funcionar em regime de plantão. No Ceará, 313 policiais civis estarão de plantão diariamente.
Em São Benedito, Paracuru e Guaramiranga funcionarão as Delegacias Municipais.
Os núcleos da Perícia Forense na Capital, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá e Russas atuarão com efetivo diário de 140 servidores.
Nas estradas estaduais, vão ser mobilizados 500 policiais militares lotados no Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar, que vão atuar em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), que vai disponibilizar 285 agentes para reforçar as ações de fiscalização.
O efetivo diário do BPRE vai trabalhar em 28 pontos fixos nas estradas, 82 postos avançados, 57 motos, 20 guinchos e 50 viaturas.
As estradas cearenses vão ser monitoradas 24 horas com auxílio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza, e nos municípios que contam com equipamentos de videomonitoramento.
Fonte: G1 Ceará