Euforia no Abolição: pesquisa interna fortalece bloco governista para 2026.

 Euforia no Abolição: pesquisa interna fortalece bloco governista para 2026.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Digiqole ad

Pesquisa interna do Governo mostra força do grupo governista no Ceará. Conforme levantamento do Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas (PT) está com 67% de aprovação, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), com 62%, e o presidente Lula (PT), com 57%. Os números foram apresentados em reunião com os deputados estaduais nesta terça-feira (1º), durante café da manhã no Abolição. As informações são de apuração do colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira.

Primeiro encontro do governador com todos os deputados da base em dois anos de governo, a reunião partiu de iniciativa do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Além das informações sobre a avaliação do eleitorado sobre os políticos, também foi apresentada, aos presentes, a situação financeira atual do Estado, que possui R$ 7 bilhões em caixa, com superavit.

A pesquisa, com 120 páginas, mostra ainda o diagnóstico completo de entrega de serviços e obras do Governo, além de ações sociais em andamento. Os projetos para o futuro, como a construção de escolas, hospitais e o “cinturão de segurança”, que pretende promover um “abafa nas facções” na periferia, também foram mostrados aos legisladores.

“FOCO EM TRABALHAR”

Nesta quarta-feira (2), durante solenidade de assinatura de ordens de serviço para construção de 39 escolas de ensino médio em tempo integral, o governador afirmou não ser o momento de discutir eleições e que está focado em trabalhar. O objetivo, segundo ele, é garantir as entregas que ele se comprometeu até o final de 2026, que marca o fim do primeiro mandato. “Vou ser julgado, cobrado e analisado por aquilo que eu disse que faria se ganhasse a eleição. Não posso perder o foco”.

Para este ano de 2025, o Governo adotou um novo slogan, o “Ceará que não para”. Como explicou Elmano, o “não para” significa “muito trabalho”. “Depois dessas entregas todas, vai chegar o tempo para discutir eleição”, completou.

Elmano frisou ainda ser normal que os partidos políticos queiram discutir o pleito e apresentem nomes para a disputa. No arco de alianças do petista, estão partidos como PSB, PSD, MDB, Republicanos, Podemos e PP. Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), 34 deputados estaduais são da base do governador, que conta com apenas 10 opositores. Dois deputados – Emília Pessoa e Renato Roseno – que atuam como independentes.

Opinião.Ce