Ceará lidera Ioeb e tem 31 municípios entre os 50 melhores do ranking.
No quesito educação, o Ceará se torna destaque novamente. Dessa vez, o Estado apresenta o melhor resultado do Brasil, no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023, com nota 5,5, junto com São Paulo. O Estado também tem 31 municípios entre os 50 melhores do País, segundo o ranking. Ararendá, localizada no Sertão de Crateús, lidera a lista entre todos os municípios brasileiros, com nota 7,3. Em segundo lugar está o município de Cruz (7,0) e, em terceiro, Milhã (6,7).
Criado pela Roda Educativa, o cálculo do Ioeb é feito a partir dos resultados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, em busca de analisar como as oportunidades educacionais são diferentes em cada território. Com isso, os resultados de aprendizagem dos estudantes e os insumos são avaliados. O objetivo é que as condições da política educacional consigam garantir a aprendizagem.
O resultado demonstra o compromisso do Governo do Ceará com a oferta de uma educação de qualidade para cada cearense. É o fruto de uma parceria contínua junto aos municípios para garantir melhores oportunidades de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes”, disse a secretária da Educação, Eliana Estrela.
A secretária acrescenta que o reconhecimento é resultado dos investimentos do Governo em projetos que garantem mais oportunidades educacionais aos alunos cearenses, e também da parceria que existe com os municípios através do regime de colaboração.
Opinião.ce