Anatel quer identificar golpes feitos por ligação; entenda como funciona.

 Anatel quer identificar golpes feitos por ligação; entenda como funciona.
Digiqole ad

Você já recebeu ligações de golpistas se passando por atendentes de empresas conhecidas? No “golpe 0800”, por exemplo, que teve mais de 4 mil registros por hora no último ano, criminosos entram em contato fingindo que são funcionários de um banco e pedindo dados financeiros para cometer fraudes.

Para evitar esse tipo de situação, a Agência Nacional de Telecomunicações está desenvolvendo o “Origem Verificada”, um sistema que vai identificar a origem de chamadas desconhecidas. A ferramenta vai funcionar a partir de um banco de dados com as informações de contato de diversas empresas. Assim, quando as empresas cadastradas fizerem ligações, a ferramenta vai identificar a origem das suas chamadas.

Segundo a Anatel, o objetivo da medida é aumentar a segurança contra golpes que usam números falsos e dar mais informações para consumidores decidirem se desejam ou não atender a uma ligação, evitando chamadas indesejadas. A novidade, segundo a agência, será anunciada oficialmente em outubro. Mas, fique alerta: a agência diz que a iniciativa é voltada para identificar chamadas autênticas, mas não é capaz de garantir proteção contra o roubo de seus dados.

Com informações de terra.com