Sem água salobra: Justiça dá 45 dias para Governo Federal normalizar Operação Carro Pipa na Região dos Inhamuns

 Sem água salobra: Justiça dá 45 dias para Governo Federal normalizar Operação Carro Pipa na Região dos Inhamuns
Digiqole ad

A Justiça Federal determinou que o Ministério do Desenvolvimento Regional normalize, em 45 dias, a Operação Carro Pipa no Município de Tauá. A decisão foi tomada com base na ação civil movida pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério e o prazo para atendimento da determinação judicial está sendo contado.

O Promotor de Justiça Jucelino Soares, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tauá, disse, em entrevista, nesta quinta-feira, ao Jornal Alerta Geral, que, após as reclamações dos moradores sobre a água salobra fornecida pela Defesa Civil da União, ao invés do problema ser solucionado, a Operação Carro Pipa, coordenada pela 10ª Região Militar, foi suspensa.

Jucelino Soares lembra que, antes das queixas dos moradores, a água, com boa qualidade, era captada em um poço no Município de Pio IX, no Estado do Piauí. O Ministério do Desenvolvimento Regional decidiu mudar a captação da água alegando a necessidade de redução de custos e passou a usar um manancial no Município de Aíuaba.

Os carros pipa, como relatou o repórter Alverne Lacerda, chegavam às comunidades rurais de Tauá, mas a água, oriundo do novo poço, com alto teor de sal, era refutada. O promotor Jucelino Soares espera que, até meados de fevereiro, a Operação Carro Pipa seja normalizada.

Fonte: Ceará agora