Santa Quitéria prepara plano de contingência contra coronavírus; grande fluxo de pessoas exige alerta

 Santa Quitéria prepara plano de contingência contra coronavírus; grande fluxo de pessoas exige alerta
Digiqole ad

Já chegando ao número de 82 notificações do coronavírus em todo o território cearense, a rede pública de saúde começa a se estruturar com ações preventivas e de assistência para evitar um caso de confirmação da doença. Em Santa Quitéria, a Secretaria Municipal de Saúde já está com um plano de contingência pronto, para ser executado a qualquer momento.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Glícia Viana, o plano foi apresentado na 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (Sobral) e está sendo repassado a todos os profissionais do município. “Se acontecer de termos um caso suspeito, já saberemos quais as condutas”, afirmou.

Profissionais da secretaria participaram nesta semana de capacitações com representantes da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), médicos infectologistas e do LACEN, que orientaram sobre as coletas de exames para casos suspeitos.

O fato de Santa Quitéria ser um município que recebe muita gente de fora, ainda segundo Glícia, também exige maiores cuidados por parte da população. Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia, devendo procurar imediatamente atendimento médico.Orientações

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

 

Josivânia Brito – Avoz de Santa Quitéria