Próteses externas de silicone serão distribuídas a mulheres mastectomizadas no Ceará.
Em alusão à campanha “De outubro a outubro rosa”, o Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) começa a entregar próteses externas removíveis de silicone para mulheres mastectomizadas, ou seja, que realizaram a cirurgia de retirada da mama, no Ceará. O serviço, que acontece ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, é um esforço estadual que destaca a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
“É uma ação que se soma a tantas outras iniciadas neste mês de outubro. A oferta de exames de mamografia da unidade foi aumentada em 25%, subindo de 800 para mil exames ao longo deste mês. Além disso, promovemos palestras, rodas de conversa e uma série de atividades artísticas e educacionais ligadas aos temas da campanha”, informou a diretora do IPC e médica Christina Benevides.
Para obter a prótese removível de silicone, a pessoa interessada no uso do item deve comparecer ao Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) do IPC e declarar o interesse pelo sutiã de prótese mamária. Dispensando a necessidade de encaminhamento médico ou agendamento da consulta, as mulheres devem apresentar documentos como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Em seguida, a paciente será encaminhada para avaliação no setor de Fisioterapia da unidade para receber a peça com o tamanho adequado.
Os cuidados com o sutiã de prótese externa são feitos a partir da higiene com água e sabão neutro, além de deixar a peça secar na sombra. Outra recomendação que contribui para uma maior durabilidade da prótese é a utilização de uma prótese artesanal como alternativa para usar de vez em quando. Com os cuidados em dia, a prótese pode ser trocada, aproximadamente, a cada um ano e meio. A fisioterapeuta Marilac Sampaio explica que a prótese removível serve como substituição ao procedimento de reconstrução das mamas.
“Há pacientes que escolhem não fazer a cirurgia reparadora, às vezes é pela idade, às vezes é por motivos pessoais. Há também casos de ser uma escolha temporária, quando um tratamento de radioterapia impede uma reconstrução mais imediata, por exemplo”, explica a profissional do IPC.
O IPC se localiza em Fortaleza, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Para informações, ligar para (85) 3194-0117, (85) 3194-0100, ou (85) 3194-0101.
Com informações de Opinião.Ce