Incêndio atinge vegetação em serra e chega perto das casas em Itapajé, no Ceará

 Incêndio atinge vegetação em serra e chega perto das casas em Itapajé, no Ceará
Digiqole ad

Um incêndio atinge uma área de vegetação localizada em uma serra de Itapajé, no Ceará, desde o início da tarde desta terça-feira (8). Segundo moradores, a região afetada fica muito próximo às casas do Bairro Bela Vista, que é bastante populoso no município.

Testemunhas relataram aos bombeiros que o fogo começou por volta das 13h e logo se espalhou pela serra, gerando muita fumaça. Moradores chegaram a registrar imagens da fuligem espalhada sobre móveis como sofás e camas.

O Corpo de Bombeiros informou que a ocorrência de combate às chamas no local está em andamento. As origem do incêndio são desconhecidas.

Incêndio começou no início da tarde  — Foto: Arquivo pessoal
Incêndio começou no início da tarde — Foto: Arquivo pessoal

Situação de emergência ambiental

Neste ano, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental para combate aos incêndios florestais. Esta é a primeira vez na história do Ceará que um decreto como esse é decretado no estado. Geralmente, a medida ocorre para outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. A medida está publicada no Diário Oficial e fica válida até janeiro de 2021.

Com a decisão, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) pode contratar brigadistas ambientais para atuação nas 28 unidades de conservação estaduais. As previsões de períodos mais críticos se dão, normalmente, através de portarias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ou decretos federais.

Neste cenário, o decreto estadual potencializa ações estabelecidas em 16 de julho, em nível federal, em determinação que proíbe o uso do fogo em áreas rurais por um período de 120 dias. Em 2019, o decreto havia sido publicado no fim de agosto com duração de 60 dias. Neste ano, a medida foi decretada em julho, com o dobro do tempo.