Grávida perde bebê após ter de trocar duas vezes de ambulância durante transferência na Grande Fortaleza.
Uma gestante de 30 anos perdeu o bebê após um sangramento intenso, nesta quarta-feira (1º), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ela precisou ser transferida do município à capital, mas o percurso teve duas trocas de ambulância. O pneu de um dos veículos, inclusive, furou no caminho entre as cidades. A família reclama de negligência no caso.
A mulher foi levada a um hospital de Itaitinga com sangramento vaginal intenso. Então, foi avaliado que ela precisava de uma transferência para Fortaleza. O percurso começou com uma ambulância do Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção, de Itaitinga, mas esse veículo teve um pneu furado no caminho.
Com isto, o Samu Ceará foi acionado, e mandou uma segunda ambulância. Ao chegar no local, os socorristas viram a gravidade do caso e solicitaram uma UTI móvel. Assim, a gestante teve de passar por três ambulâncias diferentes.
“Na ocasião, a pressão arterial da paciente estava 120x70mmhg e os batimentos cardíacos fetais registravam 107 bpm”, disse a direção do hospital em nota.
“O Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção reafirma o compromisso com o atendimento adequado a cada paciente e se põe à disposição para toda e qualquer elucidação necessária”, complementou a direção.
Já o Samu Ceará informou que foi acionado às 5h para atender a paciente. Às 6h50, a gestante deu entrada em uma unidade hospitalar de referência, em Fortaleza.
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) em Fortaleza, para onde a gestante foi levada, informou que foi realizado o pronto atendimento à gestante, que chegou à unidade com sangramento intenso.
“Foi realizada uma cesária de emergência, constatando o óbito do feto. A paciente, no momento, segue internada, acompanhada por uma equipe multiprofissional, e já recebeu a visita dos familiares”, disse a unidade hospitalar.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informa que tomou conhecimento sobre uma denúncia de negligência que teria ocorrido em uma unidade hospitalar, nessa quarta-feira (1), em Itaitinga – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. A PC-CE, no entanto, reforça a importância do registro, que deve ser feito de maneira presencial, preferencialmente, na Delegacia Metropolitana de Itaitinga, responsável pela área.
G1 Ceará