Garis paralisam serviços da coleta de lixo em Santa Quitéria. (Vídeo)


Os funcionários que fazem a limpeza pública em Santa Quitéria amanheceram nesta terça (13), de braços cruzados. Os garis exigem o pagamento de seus salários, condição imposta por eles para voltar ao trabalho.
A empresa Urbana foi contratada de forma provisória para fazer a limpeza pública do município, devido o encerramento do contrato com a outra empresa, BS Construções e Serviços, determinado pela Justiça, em abril próximo passado, um dos motivos do afastamento do prefeito José Braga Barroso, por suspeitas de fraudes.
Como emergência, a gestão da prefeita interina, Lígia Protásio, chamou a Urbana, segunda colocado no processo licitatório, para realizar a coleta do lixo por dois meses, que, de acordo com portaria no Diário Oficial do Município, tem limite de pagamento de até R$ 710.000,00.
O dia do pagamento dos funcionários da Urbana estava marcado para o último sábado, 10 de Junho. Como se tratava de um fim semana, aguardava-se que acontecesse na segunda-feira. Porém, ontem, os garis foram informados pela empresa que o referido pagamento só deverá ser efetuado no dia 19 deste mês.
Com o adiamento e já desconfiados por conta de pequenos atrasos anteriores, e levando-se em consideração o término do contrato do Município com a Urbana, que termina justamente no dia 19 de junho, os 37 garis resolveram paralisar os serviços e que, só voltarão na condição de que os salários sejam depositados nas suas contas.
Um representante da empresa e até uma pessoa ligada à gestão municipal tentou negociar a volta ao trabalha, porém, sem sucesso.
Entramos em contato com um assessor da Prefeitura e estamos aguardando um posicionamento do Município sobre o assunto.