Dubai usa drones pra provocar chuva em meio a onda de calor com temperaturas perto dos 50ºC

 Dubai usa drones pra provocar chuva em meio a onda de calor com temperaturas perto dos 50ºC
Digiqole ad

Os Emirados Árabes Unidos provocaram a própria chuva na cidade de Dubai nesta semana. Com temperaturas máximas perto dos 45ºC e, às vezes, até 50ºC, o país vive um período de muita seca e calor. O Centro Nacional de Meteorologia fez uma parceria com pesquisadores ingleses, que criaram drones com tecnologia inédita para ajudar a resolver o problema.

Com funciona: os drones carregam as nuvens com cargas elétricas, fazendo com que a chuva se aglutine e fique mais forte, chegando até o chão mesmo com as altas temperaturas. A criação da tecnologia é da Universidade de Bath e o estudo com os testes – publicado em janeiro deste ano – é da Universidade de Reading, ambas localizadas na Inglaterra.

De acordo com o “The Washington Post”, os cientistas receberam US$ 1,5 milhão (R$ 7,8 milhões) por três anos para a idealização do projeto. O financiamento garantiu a construção de quatro drones que podem voar por cerca de 40 minutos.

Escassez de água

A falta de água e as altas temperaturas são um problema grave nos Emirados Árabes Unidos. Segundo a Universidade de Bath, a precipitação média do país é de 100 mm por ano. Em São Paulo, por exemplo, é de mais de 1300 mm por ano. As autoridades do país estão criando medidas para tentar atenuar o clima do país, ainda mais agora com as temperaturas globais em alta devido ao aquecimento do planeta.

“A escassez de água é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta, e as mudanças climáticas estão proporcionando ainda mais incerteza em relação às chuvas”, disse a pesquisadora Keri Nicoll, que gerenciou a criação da tecnologia na Universidade de Bath.

“Os projetos para melhorar as chuvas são bastante importantes em partes do mundo que estão realmente lutando por água. Há 50 países que estabeleceram programas para aumento das chuvas”, completou.

Os Emirados Árabes Unidos já faziam o “carregamento” das nuvens (semeadura), mas utilizavam substâncias capazes de causar a chuva, sempre com aviões tripulados. Agora, com o uso dos drones, a chuva pode ser incentivada sem a necessidade do uso de um material que modifique a sua composição.