Comprova: Lula não foi autorizado a dar entrevista antes do 2º turno
domingo, 18 de novembro de 201818/11/2018
Parcialmente nublado
Ashburn - VA
dólar R$ 3,74
euro R$ 4,27
Mega Byte
POLÍTICA
Comprova: Lula não foi autorizado a dar entrevista antes do 2º turno
,
Santa Quitéria Notícias Santa Quitéria - CE
Postada em 25/10/2018 ás 10h04
Comprova: Lula não foi autorizado a dar entrevista antes do 2º turno

É falsa a informação disseminada no WhatsApp de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi autorizado a dar uma entrevista à TV Globo. A emissora sequer apresentou pedido de entrevista à Justiça, e, de acordo com o STF (Supremo Tribunal Federal), nem entrevistas a outros veículos de comunicação foram autorizadas.


A mensagem falsa que circula no aplicativo diz que Lula seria entrevistado pela Globo no próximo sábado (27.out), véspera da realização do 2º turno das eleições. O site Ursal Brasiltambém publicou 1 texto com esta informação inverídica. A publicação deste site aparece com a data de 15 de setembro de 2015, quando o ex-presidente ainda não estava preso em Curitiba e não havia proibição de entrevistas.


Em setembro, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, chegou a autorizar que Lula concedesse entrevista à Folha de S.Paulo, mas esta decisão foi suspensa por Luiz Fux.


No começo de outubro, Lewandowski autorizou Lula a dar entrevistas, mas encaminhou sua decisão ao presidente da corte, Dias Toffoli para que ele deliberasse sobre a execução.


Procurado pelo projeto Comprova, o STF informou que não há novidades em relação ao caso. Toffoli decidiu que as entrevistas de Lula ficam suspensas até “posterior deliberação”do plenário do Supremo.


__


Poder360 integra o projeto Comprova. A iniciativa é uma coalizão de 24 veículos de imprensa que visa combater a desinformação durante as eleições presidenciais. Leia sobre essa checagem também no site do Comprova. Para ler todos os posts publicados pelo Poder360clique aqui.


__


Esse texto foi produzido pelo UOL e Band News Fm. Nenhuma apuração é publicada antes de ao menos 3 veículos diferentes entrarem em acordo sobre a veracidade do material. As informações foram verificadas por: Poder360, GáuchaZH e Jornal do Commercio.


__


Recebeu algum conteúdo duvidoso sobre as eleições presidenciais e quer sugerir uma verificação? Mande uma mensagem para o WhatsApp do Comprova (11) 97795-0022.

FONTE: Msn
tags:
• Lula
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: